Curso encerrado

Pós-graduação: Aperfeiçoamento
Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital

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Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital

Aperfeiçoamento em Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital (MEC) – 06438

Código do Curso - 06438

  1. Formar até 38 (trinta e oito) coordenadores de tutores para coordenar e supervisionar a atuação de tutores ao longo de 10 (dez) meses;
  2. Formar de até 1.890 (mil e oitocentos e noventa) tutores, devendo considerar que a carga horária do tutor, tanto para as atividades de formação quanto para as de tutoria, deverá ser de 10 (dez) horas semanais, com duração total de 10 (dez) meses;
  3. Apoiar a implementação dos cursos EAD citados nos itens sendo que a instituição contratada será responsável pela avaliação e certificação de aperfeiçoamento para os alunos que cursarem todos os módulos e pela avaliação e emissão de declaração de conclusão para os alunos que cursarem um ou mais módulos de modo fragmentado. 


Diferenciais

Prof. Dr. Marcelo Henrique Napimoga

O curso de tutores na modalidade aperfeiçoamento denominado “Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital” será ofertado pela diretoria de Pós-Graduação da São Leopoldo Mandic e oferecido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da própria instituição. O tutor tem papel central no desenvolvimento do curso de imunização. Segundo Bernardino (2011)as atribuições do tutor são inúmeras, porém além de seu caráter de educador estabelecido por boa parte dos cursos de EaD algumas competências necessárias em três dimensões foram pesquisadas. São elas: técnica, gerencial e pedagógica. Outros estudos (citar) apontam a necessidade de formação especifica para esta função, como forma de obtenção de competências e habilidades que possam direcionar a orientação e apoio a outros profissionais. Ao final deste curso, espera-se que o tutor possa conduzir de forma adequada os profissionais da saúde, aprimorando suas competências digitais docente que serão trabalhadas de maneira longitudinal ao longo deste curso (Lucas & Moreira, 2018):


1. Envolvimento Profissional – utilizar tecnologias digitais visando melhorar a interação entre os alunos e professores do curso. Contribuir para desenvolver e melhorar as estratégias de comunicação. Usar tecnologias digitais para colaborar com outros educadores, partilhar e trocar conhecimento e experiência. Refletir individualmente e coletivamente, avaliar criticamente e desenvolver ativamente a sua prática pedagógica digital e a da sua comunidade educativa. Usar fontes e recursos digitais para desenvolvimento profissional contínuo.


2. Digital – Dominar e explicar a utilização e aplicação das tecnologias digitais disponíveis. Organizar conteúdo digital e disponibilizá-lo aos alunos. Proteger conteúdo digital com caráter sensível. Respeitar e aplicar corretamente regras de privacidade e de direitos de produção intelectual dos conteudistas e das instituições correspondentes.


3. Orientador – Por meio das tecnologias e serviços digitais melhorar a interação e mediação com

os alunos, individual e coletivamente, dentro e fora da sessão de aprendizagem. Proporcionar orientação e assistência oportuna e dirigida. Identificar e experimentar novas formas e formatos para ofertar orientação e apoio.


4. Prática Pedagógica – Ensinar e tutorar a utilização dos dispositivos e recursos digitais no processo d

e modo a melhorar a eficácia das intervenções pedagógicas. Compreender os requisitos da aprendizagem colaborativa com objetivo de permitir que os estudantes utilizem as tecnologias digitais enquanto parte de atividades colaborativas, como meio de melhorar a comunicação, a colaboração e a criação colaborativa de conhecimento. Explicar o conceito da aprendizagem autorregulada apoiada através de tecnologias digitais permitindo que organizem seus objetivos, monitorem seus estudos, reflitam sobre a sua própria aprendizagem, forneçam evidências de progresso, partilhem novas ideias e encontrem soluções criativas.


O Curso terá 400 horas, distribuídas em 10 meses contínuos. Espera-se que o participante utilize uma carga horária de 6 horas (seis horas semanais) para suas atividades de tutor, além de participação das atividades teóricas de 2 horas (duas horas semanais) e 2 horas (duas horas semanais) para atividades de estudo individual. 

Prof. Dr. Marcelo Henrique Napimoga
Prof. Dr. Thiago Lavras Trapé
Prof. Dr. Regina Célia de Menezes Succi.
Prof. Dr. Fabiana Moreira Passos Succi
Prof. Dr. José Paulo de Siqueira Guida
Prof. Dr. Patricia Zen Tempski
Prof. Gabriela Victorelli
Prof. Dr. Patrícia Maria Fernandes
Prof. Dr. Fabiana Medeiros

Os(As) tutores(as) bolsistas desempenharão a função de TUTOR A DISTÂNCIA, como parte do Curso “Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital”, e terão como atribuições:

a)            Mediar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Curso de Fortalecimento das Ações de Imunização nos Territórios Municipais” na modalidade “Aperfeiçoamento” na Plataforma AVA, estimulando a participação e uma postura crítica e empreendedora;

b)            Orientar os(as) alunos(as) para a sistematização de seus hábitos e métodos de estudo;

c)             Acessar diariamente a Plataforma do AVA, respondendo as mensagens encaminhadas pelos(as) alunos(as);

d)             Oferecer apoio permanente às dúvidas e às sugestões dos(as) alunos(as) em relação ao processo de ensino e aprendizagem e ao conteúdo técnico;

e)            Participar ativamente dos fóruns, mediando a interação dos(as) alunos(as);

f)             Alimentar o fórum de notícias com as informações pontuais (Exemplo: término de disciplina e postagens dos projetos de Intervenção do programa ao qual se vincula), verificar se as informações estão corretas e estimular a participação dos(as) alunos(as);

g)            Participar da sala de interação de tutores no período proposto pela Supervisão de Tutoria;

h)            Monitorar a presença, o grau de participação, as entregas e o desenvolvimento da aprendizagem dos(as) alunos(as) a fim de identificar as possíveis evasões e intervir em tempo hábil para evitá-las;

i)              Fornecer feedback das atividades como forma de efetivação da interação pedagógica;

j)              Estabelecer estratégias para a integração da turma na busca da construção do conhecimento;

k)            Discutir relatório mensal sobre intercorrências relativas à participação dos(as) alunos(as);

l)              Comunicar imediatamente à Supervisão de Tutoria os imprevistos ocorridos com ele(a) próprio(a);

m)          Promover o diálogo e o debate de forma a despertar atitudes críticas e reflexivas pelos(as) alunos(as);

n)            Apoiar os(as) alunos(as) na elaboração dos projetos de intervenção;

o)            Avaliar a participação dos(as) alunos(as) no ambiente virtual e Plataforma AVA.

São até 1890 (hum mil e oitocentos e noventa) vagas, distribuídas entre regiões brasileiras, conforme edital. Os interessados devem ser inscrever até 10/02/2021, via endereço eletrônico (www.matriculas.conasems.org.br). A documentação e os requisitos exigidos para a inscrição também estão destacados no edital.

E-mail: imunizasus@slmandic.hml.slmandic.edu.br


Rua Dr. José Rocha Junqueira, 13 – Swift, Campinas/SP – CEP: 13045-755
Fechado
Fechado

Nível:

Aperfeiçoamento
Coordenador:
Prof. Dr. Marcelo Henrique Napimoga.
Público-alvo:

Possuir graduação em curso superior de enfermagem.

Duração:
10 meses
Período:
Periodicidade:
Local:
Início das aulas:
19/03/2021
Investimento:
Plano Estendido:

Plano estendido:

Inscrições:

Vagas:

Carga horária:

400 horas/aula.

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  • a) Enrollment:
    Apply online or through the Commercial Department by calling 0800 941 7 941, by WhatsApp +55 19 99228-8781, or by email  curso@slmandic.hml.slmandic.edu.br . For the Institution to consider the student duly enrolled in the class, they must make the payment corresponding to the enrollment in the course through a bank slip with a CPF, credit card, or international exchange. In addition, the student must electronically sign the digital contract, which will be sent by email through the IziSign Platform. It is worth mentioning that São Leopoldo Mandic reserves the right to enroll students in accordance with the order of payments, respecting the number of vacancies in each class. If confirmation of payment occurs after filling available places, the candidate for the course will receive a refund of the amount paid. * The installments payment dates related to the course payment plan will follow the rule: Masters  – Every 5th of each month Doctorate  – Every 20th of each month Other types of course  (e.g. Specialization, Training, etc.) – Every 10th of each month. Below are the bank details for payment through International Exchange. Payment Orders in USD Through: BANK OF NEW YORK New York – EUA BIC SWIFT: IRVTUS3N ABA: 053000196 Account number: 6550422632 Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A São Paulo – Brasil BIC SWIFT: ITAUBRSP Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA Branch: 6393 Account number: 03477-9
    b) The documentation required to regularize the enrollment must be presented in physical format at the Student Support/Secretary of the Unit, within the period in accordance with the contract:
    – Birth or marriage certificate
    – certified by the Brazilian consulate;
    – Passport showing personal identification, and the Visa Stamp to enter in Brazil (whenever applicable); – CRNM (National Immigration Registry Card) OR RNE (Foreign National Registry) OR the protocol issued by the Federal Police, stating the period of leave to remain in Brazil; – Professional card (which proves the permission to practice the profession) – Recent proof of residence (last three months); – One 3cm x 4cm front-angle photo with neutral background that allows for digital scanning; – Original Graduation Diploma translated by a sworn and consularized public translator.
    Note:  As required by the Brazilian Ministry of Education, the Graduation diploma is requested to be scanned at the institution, and must be delivered within the period in accordance with the contract, under penalty of non-issuance of the diploma if you have this pendency. All assignments, tests and other written activities must be done in Portuguese.

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Fechado

Nível:

Aperfeiçoamento
Coordenador:
Prof. Dr. Marcelo Henrique Napimoga.
Público-alvo:

Possuir graduação em curso superior de enfermagem.

Duração:
10 meses
Período:
Periodicidade:
Local:
Campinas
Início das aulas:
19/03/2021
Investimento:
Plano estendido:
Inscrições:

Carga horária:

400 horas/aula.

Vagas:

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