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Política de privacidade Termos de Uso Opt-outO curso de tutores na modalidade aperfeiçoamento denominado “Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital” será ofertado pela diretoria de Pós-Graduação da São Leopoldo Mandic e oferecido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da própria instituição. O tutor tem papel central no desenvolvimento do curso de imunização. Segundo Bernardino (2011)as atribuições do tutor são inúmeras, porém além de seu caráter de educador estabelecido por boa parte dos cursos de EaD algumas competências necessárias em três dimensões foram pesquisadas. São elas: técnica, gerencial e pedagógica. Outros estudos (citar) apontam a necessidade de formação especifica para esta função, como forma de obtenção de competências e habilidades que possam direcionar a orientação e apoio a outros profissionais. Ao final deste curso, espera-se que o tutor possa conduzir de forma adequada os profissionais da saúde, aprimorando suas competências digitais docente que serão trabalhadas de maneira longitudinal ao longo deste curso (Lucas & Moreira, 2018):
1. Envolvimento Profissional – utilizar tecnologias digitais visando melhorar a interação entre os alunos e professores do curso. Contribuir para desenvolver e melhorar as estratégias de comunicação. Usar tecnologias digitais para colaborar com outros educadores, partilhar e trocar conhecimento e experiência. Refletir individualmente e coletivamente, avaliar criticamente e desenvolver ativamente a sua prática pedagógica digital e a da sua comunidade educativa. Usar fontes e recursos digitais para desenvolvimento profissional contínuo.
2. Digital – Dominar e explicar a utilização e aplicação das tecnologias digitais disponíveis. Organizar conteúdo digital e disponibilizá-lo aos alunos. Proteger conteúdo digital com caráter sensível. Respeitar e aplicar corretamente regras de privacidade e de direitos de produção intelectual dos conteudistas e das instituições correspondentes.
3. Orientador – Por meio das tecnologias e serviços digitais melhorar a interação e mediação com
os alunos, individual e coletivamente, dentro e fora da sessão de aprendizagem. Proporcionar orientação e assistência oportuna e dirigida. Identificar e experimentar novas formas e formatos para ofertar orientação e apoio.
4. Prática Pedagógica – Ensinar e tutorar a utilização dos dispositivos e recursos digitais no processo d
e modo a melhorar a eficácia das intervenções pedagógicas. Compreender os requisitos da aprendizagem colaborativa com objetivo de permitir que os estudantes utilizem as tecnologias digitais enquanto parte de atividades colaborativas, como meio de melhorar a comunicação, a colaboração e a criação colaborativa de conhecimento. Explicar o conceito da aprendizagem autorregulada apoiada através de tecnologias digitais permitindo que organizem seus objetivos, monitorem seus estudos, reflitam sobre a sua própria aprendizagem, forneçam evidências de progresso, partilhem novas ideias e encontrem soluções criativas.
O Curso terá 400 horas, distribuídas em 10 meses contínuos. Espera-se que o participante utilize uma carga horária de 6 horas (seis horas semanais) para suas atividades de tutor, além de participação das atividades teóricas de 2 horas (duas horas semanais) e 2 horas (duas horas semanais) para atividades de estudo individual.
Os(As) tutores(as) bolsistas desempenharão a função de TUTOR A DISTÂNCIA, como parte do Curso “Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital”, e terão como atribuições:
a) Mediar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Curso de “Fortalecimento das Ações de Imunização nos Territórios Municipais” na modalidade “Aperfeiçoamento” na Plataforma AVA, estimulando a participação e uma postura crítica e empreendedora;
b) Orientar os(as) alunos(as) para a sistematização de seus hábitos e métodos de estudo;
c) Acessar diariamente a Plataforma do AVA, respondendo as mensagens encaminhadas pelos(as) alunos(as);
d) Oferecer apoio permanente às dúvidas e às sugestões dos(as) alunos(as) em relação ao processo de ensino e aprendizagem e ao conteúdo técnico;
e) Participar ativamente dos fóruns, mediando a interação dos(as) alunos(as);
f) Alimentar o fórum de notícias com as informações pontuais (Exemplo: término de disciplina e postagens dos projetos de Intervenção do programa ao qual se vincula), verificar se as informações estão corretas e estimular a participação dos(as) alunos(as);
g) Participar da sala de interação de tutores no período proposto pela Supervisão de Tutoria;
h) Monitorar a presença, o grau de participação, as entregas e o desenvolvimento da aprendizagem dos(as) alunos(as) a fim de identificar as possíveis evasões e intervir em tempo hábil para evitá-las;
i) Fornecer feedback das atividades como forma de efetivação da interação pedagógica;
j) Estabelecer estratégias para a integração da turma na busca da construção do conhecimento;
k) Discutir relatório mensal sobre intercorrências relativas à participação dos(as) alunos(as);
l) Comunicar imediatamente à Supervisão de Tutoria os imprevistos ocorridos com ele(a) próprio(a);
m) Promover o diálogo e o debate de forma a despertar atitudes críticas e reflexivas pelos(as) alunos(as);
n) Apoiar os(as) alunos(as) na elaboração dos projetos de intervenção;
o) Avaliar a participação dos(as) alunos(as) no ambiente virtual e Plataforma AVA.
São até 1890 (hum mil e oitocentos e noventa) vagas, distribuídas entre regiões brasileiras, conforme edital. Os interessados devem ser inscrever até 10/02/2021, via endereço eletrônico (www.matriculas.conasems.org.br). A documentação e os requisitos exigidos para a inscrição também estão destacados no edital.
E-mail: imunizasus@slmandic.hml.slmandic.edu.br
Nível:
Possuir graduação em curso superior de enfermagem.
Plano estendido:
Inscrições:
Vagas:
Carga horária:
Cadastre-se e receba um e-mail quando o curso abrir novas inscrições
Nível:
Possuir graduação em curso superior de enfermagem.
Carga horária:
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Consulte o cadastro da instituição no
e-MEC.
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