Controle sua privacidade
Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Informações
Política de privacidade Termos de Uso Opt-outOs cursos da Faculdade São Leopoldo Mandic fundamentam-se nos conceitos da aprendizagem de adultos, aprendizagem colaborativa , por projeto e pesquisa, educação centrada na comunidade e no sistema de saúde, formação para a qualidade de vida, sustentabilidade e inovação; e os aplica de acordo com as evidências científicas em educação para a saúde e com os princípios e valores de resiliência institucional.
A aprendizagem de adultos tem o propósito de referendar a participação e horizontalidade da relação educador-educando e no processo de investigação-ação. Tem como premissa que o educador e o educando são seres em contínua evolução.
Para Vygotsky, o processo de aprendizagem e desenvolvimento da identidade pessoal e profissional, deve valorizar as experiências anteriores dos envolvidos. Já, Malcom Knowles considera que os adultos querem saber por que precisam aprender determinadas coisas; que aprendem, quando reconhecem a necessidade de aprender; que a aprendizagem se potencializa quando as atividades têm como eixo orientador situações reais; e que os recursos intelectuais e as experiências relevantes de cada pessoa constituem pontos de referências para novas aprendizagens, necessitando de devolutiva qualificada e constante, para que adquiram e aprimorem competências (Knowlles 1968; Ausubel 1990).
Autonomia, iniciativa, criatividade e responsabilidade, segundo Paulo Freire, são valores orientadores do processo de aprender que resulta em transformação individual e no compromisso com a mudança da realidade. Ainda, considerando a educação de adultos, a Faculdade São Leopoldo Mandic considera fundamental o conceito de aprendizagem significativa, definida por David Ausubel, como a interação cognitiva que se dá entre um novo conhecimento, especificamente relevante e potencialmente significativo, e algum conhecimento prévio existente na estrutura cognitiva do aprendiz. Para que ocorra a aprendizagem significativa, portanto, duas condições são necessárias: que aquele que aprende atribua um significado ao conhecimento novo, mobilizando sua pré-disposição para aprender; e que esse conhecimento interaja com algum conhecimento prévio. Nesse sentido, são as experiências do aluno, o ponto de partida de seu aprendizado.
A proposta pedagógica dos cursos da Faculdade São Leopoldo Mandic, fundamenta-se na teoria da educação sociocognitivista ou aprendizagem social que potencializa a formação da identidade, valoriza o papel do meio social na formação dos profissionais da saúde e o professor como mediador entre o sujeito, o objeto de estudo e os outros colegas. Como bem argumenta Vygotsky, a experiência pedagógica está relacionada com o contexto sociocultural do educando e é produto da interação social mediada pela linguagem. Aprende-se na relação com o outro, ambos interligados por meio da sua cultura, objetos, símbolos e linguagem.
John Dewey defende que o aprendizado deve ser direcionado por e para uma experiência, que resulte na solução de um problema real. Dewey propõe o modelo do “aprender a aprender” e defende o desenvolvimento do espírito crítico do educando.
Paulo Freire afirma que o aprendizado resulta de um processo cognitivo, político, ético, histórico, cultural e social, que se estabelece na relação dialógica e dialética entre aquele que aprende e aquele que ensina. A educação é transformadora para os dois, aquele que aprende e aquele que ensina. Aquele que forma, ao formar, se reforma.
Todos os educadores aqui citados, defendem a ideia de que o aprendizado acontece por meio da interação, do diálogo na busca de uma síntese estabelecida a partir de uma visão crítica da realidade.
O conceito de aprendizagem colaborativa se aplica quando duas ou mais pessoas aprendem juntas, em um método de ensino centrado no estudante. Enfatiza o papel do aprendiz em um grupo que deve, em colaboração, resolver um problema, construir um novo conhecimento ou desenvolver um projeto, compartilhando responsabilidades e ideias. Por sua natureza interacionista, a aprendizagem colaborativa baseia-se na aquisição e desenvolvimento das quatro habilidades fundamentais do ensino no século XXI, defendida pelo historiador israelense Yuval Noah Harari, em sua obra 21 Lições para o Século 21: Comunicação, Criatividade, Pensamento Crítico e Colaboração.
Evidências científicas demonstram o impacto positivo da aprendizagem colaborativa na área da saúde.
A aprendizagem por projetos surge na perspectiva de oferecer um ensino com métodos ativos e colaborativos, que privilegiem o desenvolvimento da autonomia e do pensar crítico do educando, além de suas habilidades de gestão, trabalho colaborativo e comunicação (DeRuisseau, 2016). Essa modalidade de ensino tem também o foco de desenvolver criatividade e empreendedorismo dos estudantes, em atividades que resultem em mudanças na realidade da comunidade e do sistema de saúde regional.
Na educação centrada na comunidade, o ensino das profissões da saúde acontece não somente em ambiente hospitalar ou em consultórios, mas também admite a comunidade como cenário do processo ensino-aprendizagem. Essa abordagem educacional aproxima os estudantes da realidade de saúde da população e dos seus problemas mais prevalentes. As diretrizes de formação médica e odontológica no Brasil e no mundo norteiam que o ensino seja realizado também na comunidade, a partir da prática de um profissional generalista, e que trabalhe junto a uma equipe interprofissional.
Os cursos têm ainda o compromisso com a qualidade de vida individual e coletiva, sustentando, produzindo e implementando inovações. Utiliza preceitos da educação ambiental, que compreende processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente, com vistas ao seu uso, qualidade de vida e sustentabilidade (Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9795/1999).
A educação ambiental, a partir de nossa proposta pedagógica propicia, identificar problemas e buscar soluções, buscará desenvolver o pensar crítico, a capacidade de tomada de decisões, liderança, comunicação e trabalho colaborativo, produção e implementação de inovação, habilidades esperadas de um profissional ao final da sua graduação ou pós-graduação.
Além do exposto, o nosso propósito será sempre o de desenvolver, coletivamente, a capacidade de aprender sempre , de se comunicar abertamente, de enfrentar desafios com criatividade, otimismo e flexibilidade, cultivando valores de respeito, generosidade, gratidão e honestidade.
Consulte o cadastro da instituição no
e-MEC.
Consulte o cadastro da instituição no
e-MEC.
Copyright © 2024. Todos os direitos são reservados a Sociedade Regional de Ensino e Saúde LTDA. Política de privacidade | Política de cookies. Última Atualização do portal: 24/12/2024 10:01
Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Informações
Política de privacidade Termos de Uso Opt-outUtilizamos cookies no nosso site, próprios e de terceiros, para garantir o funcionamento adequado, melhorar a sua experiência de utilização, personalizar conteúdos ao longo deste website, efetuar análises de utilização, recomendar conteúdos com base nas suas preferências, apresentar anúncios noutros sites que podem ser do seu interesse e facilitar a interação nas redes sociais.
Usamos cookies para analisar o comportamento do utilizador no website.
Usamos cookies para apresentar anúncios noutros sites que podem ser do seu interesse e facilitar a interação nas redes sociais.
Alguns cookies podem ser criados quando reproduz conteúdos provenientes de fontes externas.
Selecione abaixo o tipo de curso que você está buscando: